Pular para o conteúdo principal

O que é um serviço advocatício online

Quando alguém precisa dos serviços de um advogado, normalmente é orientado a procurar um escritório de advocacia conhecido, localizado em um endereço físico (rua tal, número tal etc.), mas hoje a atuação desses profissionais está cada vez mais presente no mundo digital. Você sabe o que é um serviço advocatício online?

Quais serviços um advogado presta

Você que leu nosso artigo "O que é um advogado" sabe que somente os advogados têm permissão legal para fazer postulações (pedidos e requerimentos) em órgãos do Poder Judiciário, em nome de seus clientes, e também exercer as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

A partir daí, podemos classificar os serviços advocatícios em judiciais e extrajudiciais. Os judiciais são aqueles que o advogado presta perante os órgãos judiciários, como varas cíveis e trabalhistas, mediante apresentação de petições e participação em audiências. Já os extrajudiciais são aqueles que, a princípio, não envolvem o Poder Judiciário: consultoria, assessoria e direção jurídicas.

Quando alguém procura um advogado em um escritório físico, normalmente recebe dele uma consultoria jurídica acerca de um assunto que lhe é apresentado. Se dessa consulta o cliente entender que precisa de assessoria jurídica para a elaboração de um documento jurídico, por exemplo, pode contratar ali mesmo o profissional para a prestação desse serviço. Ou então, em vez da elaboração do documento, talvez queira um parecer jurídico dele para tomar uma decisão importante e delicada, que envolva questões jurídicas complexas.

Seja na consulta, seja na assessoria, o advogado entregará ao seu cliente uma informação jurídica que seja relevante para o caso dele.

Prestando esses serviços online

Se o cliente entra em contato com um advogado pelo e-mail ou contato de WhatsApp que este forneceu, o atendimento é praticamente o mesmo.

Suponha que você tenha alguém interessado em alugar seu imóvel para fins residenciais. Então você procura um modelo de contrato na internet, percebe que ele precisa de muitas personalizações para o seu caso, e procura um advogado no Google. Encontra um advogado contratualista e manda uma mensagem para o WhatsApp dele.

A partir do momento que você entra em contato online com ele, você está iniciando um atendimento. Mas isso não é, necessariamente, uma consulta jurídica.

Para que uma consulta jurídica seja prestada, você precisa antes solicitar esse serviço (ou consentir com o seu oferecimento) e aceitar o valor dos honorários advocatícios cobrados pela consulta. Passada essa fase, normalmente o advogado ou seu secretário agendará a consulta solicitada.

A consulta propriamente dita poderá realizar-se por videochamada, pelo próprio WhatsApp, ou por outro recurso de videoconferência. Mas não só: pode ser por chamada de voz, envio de áudios ou até mesmo por escrito.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma consulta jurídica escrita

Você já sabe que os advogados podem prestar seus serviços tanto presencialmente quanto de forma online . Aprendeu também que a consultoria jurídica ― um dos serviços prestados por esses profissionais de forma privativa ― pode se dar até por escrito. Mas o que é uma consulta jurídica escrita?

O que é um documento

Quando queremos nos comunicar e nos relacionar de maneira formal com alguém, utilizamos documentos. Eles estão presentes nos mais variados eventos da vida social, e você certamente já teve contato com um deles. Mas você sabe exatamente o que é um documento?